Farol

Um farol consiste em uma estrutura elevada, comumente uma torre, e o seu topo contém lâmpadas bem fortes e espelhos refletores capazes de iluminar a uma distância enorme. Desde os tempos mais antigos eles serviam para mostrar quando os navegadores estavam se aproximando da terra depois de longas viagens cruzando os mares. Talvez, o mais conhecido deles tenha sido o Farol de Alexandria. Inicialmente, as fontes de luz eram fruto do uso do azeite, depois petróleo, passando pelo gás até chegar, por fim, na eletricidade. Cada farol que era construído possuía características temporais e sociais.

farol
Farol: com ele é fácil encontrar o caminho

“Os faróis iluminam a escuridão dos mares, dia e noite, sem cessar. São luzes solitárias e não esmorecem, atuando principalmente nos dias difíceis de grandes tempestades.”

Uma frase que achei legal

Nossa vida está repleta de faróis que nos mostram a direção ou, caminho, que devemos seguir. Não existem dois caminhos idênticos assim como não há dois espíritos idênticos. Construímos o nosso caminho a todo instante, a cada desafio superado, a cada conquista alcançada, até mesmo a cada sorriso que damos sem motivo… Isso nos edifica e nos torna mais dispostos a encarar qualquer dificuldade que por ventura possa aparecer. Todas essas coisas somadas ajudam a moldar nossas atitudes, pensamentos e até mesmo omissões. Passamos a ouvir mais, compreender a dor do outro e querer ajudar simplesmente pelo fato de ajudar. O ponto de chegada geralmente não importa tanto assim, porém, o caminho trilhado é que diferencia cada ser humano!

E, nessa variedade de caminhos podemos nos deixar guiar por diversos faróis. Existem os faróis individuais que podem ser os nossos objetivos – alvos definidos que buscamos alcançar a qualquer custo, muitas vezes, sem levar em consideração nossa vontade, saúde, desejo ou, nossa paz de espírito.

A definição que mais gosto de pensar é a de que faróis são pessoas. Hoje podemos encontrar muitas pessoas faróis – algumas representam papel de destaque em nossas vidas. Contudo, existem aquelas nem sempre desempenham a mesma importância no meio de tanta ilusão e desacertos. Muitas delas podem sequer dizer frases inteligentes, mas certamente nos transmitem muita serenidade e a certeza de que podemos chegar a ter paz um dia. Na correria habitual, algumas dessas pessoas faróis podem passar desapercebido mas, com um pouquinho de atenção conseguimos visualizar e seguir sua luz.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s