Na jardinagem, a poda consiste no ato de se retirar partes de plantas, arbustos ou árvores, cortando-se ramos ou galhos inúteis. É uma atividade que pode ser feita periodicamente e, quando bem executada favorece o crescimento da planta, renovando-a. Caso não seja feita, a distribuição de nutrientes começa a ser prejudicada pela irregularidade no fluxo da seiva.
Há diferentes tipos de poda: formação, renovação, floração e de raízes. É preciso decidir também sobre a melhor época para se fazer a poda, não faz sentido cortar uma árvore no verão, ela vai ficar fraca e definhar aos poucos. A poda é uma atividade que melhora o aspecto do todo mas, se mal utilizada prejudica com a mesma intensidade. Cuidado!

Em alguns momentos da nossa vida precisamos fazer a poda de galhos inúteis. Aqueles galhos que não ajudam o todo a crescer, sugam a energia e permanecem ali, parados, apenas. Muitas vezes temos a ilusão de que uma árvore enorme é majestosa, porém, não temos a real noção da quantidade de galhos podres que aquela árvore teve que esconder para permanecer linda.
Não precisamos disso. Devemos podar com frequência, para que novos galhos brotem, frutos apareçam e possam crescer de maneira saudável. Às vezes, ainda, é preciso trocar até mesmo de vaso ou, de terra e, usar um adubo que dê nutrientes já perdidos ao longo da caminhada e que serviram até aquele ponto de crescimento, porém, sempre precisaremos de mais.
“Podar é fácil, basta cortar”. Contudo, saber escolher qual galho deve ser cortado e qual deve permanecer é uma decisão difícil. Cuidar do jardim dá trabalho, demanda tempo, dedicação e suor, mas quem o faz tem a certeza que as borboletas virão!