Navegar é preciso

Navegar é preciso
Navegar é preciso! Sempre!

“Navegar é preciso, viver não é preciso”.

Certamente em algum momento da vida muitos já ouviram essa famosa frase dita inicialmente por Pompeu, que foi um general romano, aos marinheiros amedrontados em viajar durante as guerras existentes na época e, amplamente conhecida por Fernando Pessoa. Num primeiro momento é difícil entender o porquê do fato de viver não ser necessário já que simplesmente vivemos e buscamos viver cada vez mais.

O não entendimento é natural afinal, quando pequenos não temos a real noção da infinidade de possibilidades que a vida nos oferece, em todos os sentidos. Quando crescemos um pouco ficamos muito ocupados em querer ser o melhor de nós mesmos, buscando novas sensações e experiências muitas vezes sem compromisso, apenas pelo prazer instantâneo.

Ao chegarmos na melhor idade (vida adulta) compreendemos de imediato a importância e significado dessa frase. Navegar significa criar novas possibilidades, tornar grande a nossa existência, ir além de onde normalmente iríamos, conhecer pessoas influenciando-as a serem melhores e vice-versa. É fazer parte de algo maior que transcenda o tempo e sirva de inspiração para outras gerações, mesmo que para isso usemos tudo o que temos e o que somos.

Navegar possibilita ainda, de acordo com o navegante, apenas ir. Sem direção ou destino certo, aproveitar o caminho descoberto a cada momento, sentir o vento e o mundo em seu modo mais natural. Aos que preferem o planejamento, navegar permite pensar em situações diferentes que devido a rotina do dia a dia acabamos por fazer no “modo automático”.

Viver acabou se transformando em uma sequência de passos que executados de maneira satisfatória nos permite ter uma vida boa. Navegar é mais que isso! Permite-nos sair do mundo comum por um tempo, oferece novas possibilidades e desafios, liberdade, espaço para respirar, pegar um um fôlego e de fato conseguir navegar para cada vez mais longe.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s