Maturidade

maturidade
Maturidade só vem com o tempo

Com o tempo a gente aprende a gostar da maturidade. Aprendemos que por mais que queiramos muitas coisas, nem tudo que nos é apresentado nos convém. Não que não seja possível ter, mas simplesmente, não queremos e, essa decisão é suficiente. Passamos a não querer gastar tempo e energia com algo que não nos engrandece enquanto pessoas. Isso serve para diversos aspectos em nossa vida. Aquela festa de virar a noite no fim de semana, trabalhos e situações que não nos satisfazem, amigos que não são tão amigos assim, conversas chatas e cansativas, etc.

Algo engraçado é que quando somos crianças imaginamos que ser adulto é demais. Até é, mas imaginamos pelos motivos errados. Pensamos que se pode fazer tudo, a todo momento, sem dar satisfação pra ninguém, gastar o dinheiro com o que quiser, isso não é ser adulto, é ser jovem. Isso tudo pode parecer ótimo, mas é superficial, insustentável ao longo do tempo e, assim como a beleza, a juventude passa. O que fica é o aprendizado (aquilo que nos torna maduros de fato). Maturidade está na mente e não na idade.

Maturidade é saber dizer não àquilo que não se quer e ficar tranquilo com isso. É trocar intensidade por constância, aparência por essência, vontade por objetivo, ansiedade por calma, corpo por alma. É estar focado e fazer o possível para dar certo, se não der, não tem problema, tentamos novamente em um outro momento =D É ter algo maior com o que se preocupar, responsabilidades, um propósito de vida que direciona nossos esforços. Nos permite ainda, olhar com menos ilusões e aceitar com menos sofrimento as coisas ao nosso redor.

Mesmo com todos os benefícios que a maturidade oferece é preciso não ser maduro demais a ponto de cair. Ela não chega com a idade cronológica ou com o quanto vivemos mas sim, com o quanto aprendemos ao longo do caminho. Ficamos mais sábios e preparados para encarar qualquer desafio sabendo que é possível chegar cada vez mais longe!

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s