Discordância

Todo mundo em algum momento já sentiu a necessidade de discordar de algo ou alguém, expor e defender a sua opinião com unhas e dentes a ponto de aumentar o tom da voz, utilizar de palavras ruins e gestos completamente desnecessários. No trânsito, por exemplo, se sofremos uma batida de outro carro já saímos esbravejando com os punhos à mostra, cheios de razão querendo que o culpado pague o prejuízo… Muitas vezes não nos preocupamos com a situação como um todo…

discordância
discordância: apenas pense!

Engana-se quem pensa que discordar existe apenas com àquilo que é diferente ou, distante de nós. Nas relações de amizade, por exemplo, não existe apenas a concordância, a discordância existe e deve ser respeitada. Tal atitude quando bem medida pode ser um sinal de progresso, pois, é preciso parar e refletir sobre o que não se vê de imediato.

Um ato de discordância, geralmente precede uma externalização do sentimento de raiva ou, ainda pior, do ódio. Buda dizia: “ódio nunca termina por ódio, mas por amor”. Um mal-entendido nunca termina pela discussão, mas pela tática, diplomacia, conciliação e um desejo simpático de ver o ponto de vista da outra pessoa. É preciso saber ouvir mais do que falar, acolher pensamentos contrários ao nosso, desconfiar de nossa primeira impressão instintiva. Será que estamos certos o tempo todo!?

O melhor meio de vencer uma discussão é evitá-la. Todo o caos gerado nos remete à necessidade de buscar o equilíbrio, nem sempre é possível num primeiro momento mas, sempre possível no longo prazo. Nem toda disputa por um direito claro é saudável, lembre-se: É preferível ceder o caminho a um cachorro a ser mordido por ele!

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s