Desequilíbrio

Geralmente pensamos que para ter uma vida plena e de sucesso precisamos ter tudo sob controle, em perfeita sintonia e num equilíbrio total. Este pensamento está certo, todavia, muitas vezes interpretamos a palavra equilíbrio de maneira inadequada e acabamos por entender o seu significado de maneira muito superficial. O equilíbrio em nossas vidas não se obtém no curto prazo mas sim, ao longo de vários anos de esforço e dedicação.

Por definição, equilíbrio é um substantivo masculino que significa “harmonia, estabilidade, solidez, aquilo que se distribui de maneira proporcional”. No sentido figurado, pode significar “prudência, moderação, domínio de si mesmo”. Na área da física equilíbrio é definido como “uma condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam compensam, anulando-se mutuamente”, outra definição igualmente válida é: “posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios”.

Des(equilíbrio)
Des(equilíbrio): parado completamente o surfista afunda

Com apenas esses significados é possível perceber que o equilíbrio por completo remete à estar parado, estagnado, não sofrer com interferências externas. Ora, ninguém progride estando onde está. O total equilíbrio em nossas vidas é conhecido como zona de conforto. Nessa área temos tudo sob controle, porém, sem um avanço que possa nos permitir aumentar nossa área de influência, atuação e prosperidade.

Não que não seja saudável estar em uma zona de conforto, porém, precisamos estar cientes que ela também nos limita! Deixamos muitas vezes de arriscar em novas atividades, vislumbrar projetos pessoais, obter novas experiências, etc. Os chineses têm um provérbio cheio da velha sabedoria do imutável Oriente: “Quem anda devagar vai longe”. Devemos agir igual ao equilibrista que estando sobre uma corda bamba precisa, eventualmente, se desequilibrar para chegar do outro lado.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s