Matrix

O que é melhor? A busca pela verdade e conhecimento ou o conforto da ignorância? Para aqueles que já assistiram o filme Matrix alguma vez, talvez essa pergunta seja familiar e até é possível visualizar uma certa cena na cabeça. Aquela, na qual Morfeu oferece a Neo a opção de escolher entre tomar a pílula azul ou, a pílula vermelha. A decisão tomada ali, mudaria todo o curso da história para o personagem.

matrix
matrix: já fez a sua opção?

Essa pergunta é antiga, originada na antiguidade a partir do mito da caverna (de Platão). Mesmo sendo tão antiga, existindo referências em diversos filmes e exemplos no mundo real, por que parece que ainda não sabemos a resposta para essa pergunta? Ou teimamos em fazer qualquer outra coisa que não a busca pela verdade?

Talvez porque nem sempre a verdade edifique, em alguns casos, ela destrói e machuca antes de servir como combustível e impulso para crescermos em qualquer âmbito de nossas vidas. É inegável a vontade natural que temos em ficarmos confortáveis mas devemos nos questionar o seguinte: “Até que ponto nossa inércia e falta de atitude frente às diversas situações refletem na vida dos demais ao nosso redor?”

O homem enquanto ser, evoluiu graças à busca contínua pelo conhecimento. Por meio dessa busca, tantas tecnologias foram criadas, produtos, serviços, o conceito de moeda, construções, técnicas, monumentos, cidades, etc. Bem como, toda a falha humana que também é consequência dessa busca excessiva por conhecimento, poder e dominação.

O conforto não é ruim, longe disso, mas precisamos entender que não é possível ficarmos confortáveis diante de situações incomuns e que causam tanto sofrimento, dor e perdas a quem quer que seja. Temos vários exemplos ao longo da história da humanidade que poderíamos usar como espelho para aprendermos e melhorarmos cada vez mais. Porém, muito pelo contrário, acabamos por regredir a passos largos, à medida que desejamos ficar cada vez mais confortáveis onde estamos.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s