Bonsai

Bonsai são árvores em miniaturas que são cultivadas em um vaso e, o seu significado remete justamente a isso “cultivado, plantado em bandeja ou vaso”. Esses tipos de árvores necessitam de uma atenção a mais, por não estarem com suas raízes na terra, precisam de nutrientes com mais frequência, podas regulares para estimular o crescimento e, à medida que crescem é preciso transplantá-las para um vaso maior.

bonsai
bonsai

Ao contrário do que muitos pensam, bonsai não é o nome da árvore, e sim, a técnica que tem por objetivo miniaturizar uma árvore, preservando todas as suas características, tais como: aspectos de folhagem, frutificação, entre outros. Embora fique realmente muito bonita, está condicionada a crescer sob cuidados excessivos, produzindo frutos pequenos, não servirá de sombra a quem procura um descanso e, não promoverá o pouso de pássaros em busca de alimentos o que permitiria espalhar as sementes por ai.

Todos nós temos condições de nos tornamos árvores mas, para que isso dê certo é preciso contar com pessoas que nos façam crescer, nos alimentem de coisas boas e nos permitam criar raízes diretamente no solo e, não em vasos, para que fiquemos cada vez mais fortes e resistentes às adversidades que nos são colocadas durante o percorrer da vida.

Uma árvore com raízes fortes pode sobreviver a uma tempestade, um bonsai seria levado por ela.

Não deixemos que nos limitem, em qualquer aspecto que seja, pessoal, profissional ou, social. A limitação é como o vaso da árvore miniaturizada pela técnica bonsai. Ao mesmo tempo que ele a protege e envolve com a terra necessária para o seu cultivo e permite carregá-la para onde quer que seja, também impede o seu desenvolvimento em sua plenitude. Se não formos plantados no solo, para que nossas raízes cresçam, nosso tronco se enrijeça e nossos galhos frutifiquem, seremos iguais a um bonsai, existimos, mas apenas como decoração.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s