Comemoração

O ato de comemorar, geralmente, remete a um evento externo de grande importância para nós ou, alguém que está próximo da gente. A palavra comemorar tem sua origem no latim commemorare e significa celebrar, fazer uma cerimônia festiva para enaltecer um fato. Comemoramos diversos eventos, tais como: reveillon e natal. Reunimos familiares e amigos, relembramos o que passou e fazemos planos para um novo ciclo de conquistas e promessas. Vale até mesmo comemorar sozinho, e se não há motivos para comemorar, procure-os!

O que muitas vezes deixamos passar são as pequenas conquistas do dia a dia. Aquelas ideias que tiramos do papel e começamos a colocar em prática, a felicidade pela conquista de uma nova colocação no mercado de trabalho, a finalização de um projeto importante que nos tomou tempo, uma melhoria que fizemos em nossas casas, em nossa personalidade, em nossa vida… Essas pequenas conquistas necessitam de uma comemoração, pois, são igualmente importantes e representam etapas vencidas.

Comemorar significa também reconhecimento e lembrança de tudo o que passou e, sobretudo, remete a um sentimento de gratidão. Em algumas civilizações antigas, existia a prática de sacrifícios aos deuses para agradecer pelas conquistas alcançadas, pedir que houvesse mais prosperidade nos anos seguintes nas plantações e, esse ritual era comumente seguido de celebrações onde todos participavam com o intuito de partilhar, beber, festejar.

Se não há motivos para comemorar, procure-os!

Não podemos deixar nossas pequenas conquistas passarem desapercebidas, precisamos comemorá-las de acordo com a importância que representam em nossas vidas. Se nós não exercitamos a gratidão nas pequenas coisas, certamente, em coisas grandiosas também não o faremos. A incerteza que temos do amanhã deveria ser um motivo para não adiar a comemoração com vigor de momentos únicos, só assim garantimos que essas lembranças ficarão para sempre em nossas mentes.

Para comemorar não é preciso de um evento grandioso, apenas o reconhecimento daquele momento em especial! Compre um presente para si próprio, faça um passeio diferente, prepare um almoço legal e compre um bom vinho, compartilhe aquele momento com os mais próximos, planeje outras metas para alcançar, transfira um pouco de sua alegria para os demais. Por fim, quando foi a última vez que você comemorou e se sentiu agradecido por algo?

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s