Sonhar com propósito

Sonhar com propósito é direcionar nossos esforços para que possamos chegar no destino desejado. O segredo para chegar lá é pensar no seu sonho (que aqui pode ser o mesmo que desejo ou vontade) de forma objetiva e entender se queremos que ele se torne real, pois, por mais força de vontade que tenhamos para a realização de algo que nós queremos muito, precisamos tomar a decisão de fazer dar certo a todo custo. Essa decisão requer compromisso, obrigações e, disciplina.

Todos tem algum tipo de sonho, desde o de comprar a casa própria, viajar o mundo, casar, cursar uma faculdade, ter muito dinheiro. Sonhos comuns para a maioria das pessoas e, todos, perfeitamente, válidos, mas nem todos estão dispostos a fazer o que é necessário para conseguir. É difícil! Uma vez definido o sonho, precisamos estabelecer metas e atividades para alcançar pequenos ganhos individuais que quando somados geram o resultado esperado ou, pelo menos, nos deixam mais próximos.

Uma dica para auxiliar nesse processo de construção do sonho e saber se estaremos dispostos a realizar o esforço necessário é fazer algumas perguntas a nós mesmos para que possamos entender mais sobre o que queremos de fato com aquela realização. Algumas perguntas que podemos fazer são:

Qual é o meu sonho?
Estou fazendo isso para mim mesmo ou para outra pessoa?
Este sonho depende de quem?
Com quem eu quero compartilhar isto?
O que eu vou começar a fazer para que uma parte desse sonho vire uma meta?
O que vai acontecer se eu não alcançar a meta?

Quando não possuímos clareza sobre nossos sonhos, existe uma grande possibilidade de que estejamos com uma visão focada no presente ou uma visão de curto prazo. E, com isso, deixamos de criar possibilidades futuras. Nesse jogo de incertezas muitas vezes precisamos ignorar as probabilidades contrárias (dificuldades sociais, pessoas contrárias, falas maldosas, ataques desmedidos) e nos concentrar naquilo que realmente agrega.

Quando algo é importante o suficiente você o faz mesmo se a probabilidade não estiver a seu favor!

elon musk

É importante ter algumas dessas respostas para que possamos definir estratégias, nos aliar com pessoas que estejam dispostas a somar para alcançar objetivos maiores, descobrir o que podemos fazer após cada etapa alcançada ou, ainda, se devemos parar e replanejar tudo de novo, por que não? Ter um sonho sem propósito é como navegar em mar aberto sem uma direção definida, de um jeito ou de outro funciona, mas a alegria da chegada nunca vem.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s