Vencedor

Qual é a percepção de vencedor que temos em nossa mente? Talvez a de uma pessoa bem sucedida na vida, mas ai vem outra questão: O que é ser bem sucedido hoje em dia? Ah, ter muito dinheiro, uma boa carreira, ter liberdade para poder fazer o que quiser quando quiser, alguns podem pensar de imediato. Mas, uma pessoa pode ser rica e, ter uma série de outros problemas que ficam disfarçados em virtude de um fator estar mais exposto que os demais.

Não é sobre chegar primeiro, e sim, superar nosso próprios limites

Para vencer na vida, é preciso antes de tudo entender que consiste em uma competição individual, é só você contra você mesmo! Não tem razão comparar a sua vida com a de quem quer que seja. Claro, que no meio do caminho existem diversos fatores que podem contribuir, ou dificultar o progresso – sorte, QI, educação, condições adequadas, boa estrutura familiar, boas referências, meio em que vive, etc – mesmo com tudo isso à disposição, compete unicamente ao indivíduo a decisão de fazer dar certo ou não.

Além disso, não precisamos sair vitoriosos de todas as batalhas para vencermos uma guerra, mas cada derrota deve servir de aprendizado e incentivo para que na próxima vez tenhamos chances maiores de ganhar. O vencedor é aquele que não desiste na primeira adversidade, ou na segunda que seja, é aquele que consegue persistir mesmo com todas as dificuldades impostas propositalmente ou, inesperadas da vida. Um pai de família que consegue com muito esforço criar seus filhos e, estes, tornarem-se bem sucedidos, é um vencedor de marca maior com toda a certeza!

“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível”

a arte da guerra

Muitas vezes, temos em mente que o vencedor coleciona apenas vitórias, quando na verdade isso é só a parte visível de todo o processo pelo qual passou para estar ali. Esse processo é composto por estudos, renúncias, perdas, práticas, tentativas, mudanças e tudo o que pode interferir, ou ajudar em seu crescimento. Todos podemos ser vencedores em algum aspecto. A competição coletiva deve ser utilizada para agregar e não para destruir. Conquistas não são para serem comparadas, são para serem admiradas e utilizadas como incetivo para que cada um seja vencedor a seu modo.

Autor: Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s